Postagens populares

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Perdas

Perder:  


"Deixar de ter, não possuir mais, embora possa ocorrer ,por uma questão de escolha ou não."
"Você não perde mil reais porque quer e sim por um acidente, como também pode perder por falta de méritos."
Dicionário In formal


Perder é sempre difícil, imobilizante, frustrantes, sofrido, dolorido.
Inúmeros adjetivos, todos nada muito agradáveis.


Mas por vezes precisamos perder para termos as mãos abertas (Rubem Alves)


Já perdi muitas coisas materiais, quando digo muitas, são muitas mesmo; por inabilidade, por desajuizamento, por desleixo, enfim, tudo por minha única e exclusiva culpa.Mas esta culpa por perdas, com o tempo, eu aceitei  lição. Complicado, pacas, mas como costumo dizer, isto também é um exercício diário.
Perdi muita coisa imaterial, como por exemplo, tempo. Já perdi amigos que eu considerava, também por desleixo de "regar, de alimentar a amizade.
Mas hoje, acordei pensando em outro tipo de  perda...a de seres para a morte!
Gente, que como meus amigos sabem, eu adoro. Gente é a matéria-prima dos meus dias e, apesar dos pesares, ainda tenho fé em "gente".
Essa gente, pessoas que me deixaram nos últimos meses, pessoas que talvez nem soubessem o quanto eu as   a amava.  Sandra, Valdemar, Elisa...
Perdi (perdemos) gente que não sabia da minha existência, mas que também amava, como os grandes Mestres Gabriel Garcia Marques, Rubem Alves, Ariano Suassuna...-Jair Rodrigues, Zé Wilker, Paulo Goulart, Adib Jatene, Chaves, Hugo Carvana, Robin Willians, Luciano do Valle, Philip Seymour Hoffman, Bob Hoskins...perdi a conta...
Amigos de 04 patas...nossa, quantos perdi este ano...
Me ocorreu um texto bem bacana sobre a morte, escrito por Renata Nunes, com o título de Senhora dos Destinos, que agora cito um trecho:


"A morte, senhora dos destinos, é certeira e certeza. Leva quem tem que levar.Dia desse foi meu velho pai. Amanhã, quem vai saber...A quem fica, além da ruptura dolorosa, ela oferece a chance de pensar e repensar sobre a vida.A danada te dá um soco na cara, te derruba no chão, te reduz de forma devastadora.  Depois, delicadamente, pergunta se você está bem, se está amando o suficiente e como pretende seguir.Antes de sumir, lembra que irá voltar sem data marcada. E sempre deixa o alerta de que tudo passa rapidamente."

Lição perfeita para quem não pretende desistir, se entregar, se deixar levar pelo luto eterno. Mais uma vez, cabe aqui a palavra exercício...Viver é um exercício e viver bem é o resultado.

Bom domingo meus queridos.

'



Nenhum comentário:

Postar um comentário