Postagens populares

sábado, 24 de março de 2012

DUNGA E OS CARTEIROS


Hoje amanheci com uma tremenda vontade de fazer uma "limpeza" nos meus e-mails pessoais.
Tive uma grande surpresa com a quantidade que guardei desde 2009...4374 mensagens...Uauau! loucura total.

Então, resgatei este, que vos mando.
Foi escrito por um Grande Amigo - TIBA, a quem eu amo muito, mas que faz uns trocentos anos que não vejo.

"Certa vez durante uma reunião o Diretor de Recursos Humanos nos disse:

“Temos que ter muito cuidado em não matar os carteiros que nos trazem más notícias”.

Houve alguns segundos de silêncio, porque ninguém entendeu direito, e então ele continuou:

 “Muitas pessoas têm o péssimo hábito de não aceitar críticas ou feedbacks de melhoria, e sempre que recebem más notícias, acabam brigando com a pessoa que fez o favor de tentar ajudar. E assim, de briga em briga mata-se todos os carteiros e eles nunca mais podem ajudar a abrir os olhos da gente. É preciso entender que a culpa não é do carteiro. Ele apenas trouxe a notícia”.

Naquele dia de 2001 eu aprendi definitivamente o quanto é importante saber receber feedbacks, pois sem dúvida alguma se trata de um processo no qual temos a grande chance de saber sobre as coisas que não estão indo bem e dessa forma ter a oportunidade de melhorar.
Infelizmente existem pessoas que ainda não entenderam isso e preferem se cercar de bajuladores que só elogiam, que vivem rindo e só trazem boas notícias.
Pessoas críticas podem ser chatas, mas são essenciais para que possamos alcançar resultados acima da média e por conseqüência, crescer profissionalmente e pessoalmente.

Todos nós conhecemos pessoas assim e hoje em dia o mais famoso de todos, sem dúvida, é o Dunga, que durante a Copa do Mundo deu um show de “assassinatos de carteiros”.
Tudo o que a imprensa dizia para tentar ajudar era rechaçada com coices e mais coices.
Felipe Melo é desequilibrado e pode ser expulso a qualquer momento ?
Culpa da imprensa, mate o carteiro.
Paulo Henrique Ganso deveria ser convocado para ser uma boa opção no banco ?
Mate o carteiro !
Os reservas são fracos não permitindo opções ?
Acabem com os carteiros.
E assim, matando todos os carteiros que apareciam, Dunga ficou isolado, rodeado dos bajuladores que só falavam o que convinha a ele.
Sabemos muito bem qual foi o resultado...

Então, como grande parte das pessoas tem uma dificuldade enorme em absorver críticas, de encarar as opiniões como algo que de fato vai possibilitar um crescimento pessoal e profissional, segue uma pequena lista do que pode ser feito para melhorar o processo:

a)     Se o Feedback for muito superficial e genérico (“Você está se saindo muito bem”, ou “Há margem para melhoria”), peça exemplos práticos de fatos recentes que justifiquem a afirmação e possam ajudar a entender melhor a situação.
b)     Jamais adote uma postura defensiva de maneira a justificar-se ou culpar os outros por suas falhas. Ouça até o fim e se ainda assim não concordar, no mínimo você poderá estar aprendendo que as pessoas não estão tendo uma percepção correta sobre seu trabalho e suas atitudes, e só por isso o Feedback já pode estar trazendo algo positivo para você.
c)     Não valorize nem desvalorize demais o Feedback. Tente ser ponderado, pois temos a tendência de valorizar demais as opiniões de nosso superior e desvalorizar caso seja de uma pessoa que esteja abaixo de nós.
d)     Quando o processo estiver concluído, resuma ao seu interlocutor tudo o que você entendeu, para certificar-se que a mensagem foi bem recebida.
e)     Elabore um pequeno, mas consistente Plano de Ação para resolver os problemas apresentados. Depois monitore a melhoria e informe à pessoa que lhe deu o Feedback sobre seus progressos.
f)      Mesmo que você não tenha concordado com tudo que lhe foi dito, agradeça à pessoa pelos conselhos ou opiniões.

Para encerrar, gostaria de lembrar um velho dito popular, que se aplica totalmente ao assunto:

O amigo de verdade não é aquele que fala o que queremos ouvir e sim aquele que fala o que não queremos ouvir. Esse é o amigo que está realmente preocupado com nosso crescimento”.

Mantenha os Carteiros vivos e seja Campeão do Mundo...

É isso aí !
Grande abraço"

Nenhum comentário:

Postar um comentário