Hoje amanheci com uma tremenda vontade de fazer uma "limpeza" nos meus e-mails pessoais.
Tive uma grande surpresa com a quantidade que guardei desde 2009...4374 mensagens...Uauau! loucura total.
Então, resgatei este, que vos mando.
Foi escrito por um Grande Amigo - TIBA, a quem eu amo muito, mas que faz uns trocentos anos que não vejo.
“Temos que ter muito cuidado em não matar os
carteiros que nos trazem más notícias”.
Houve
alguns segundos de silêncio, porque ninguém entendeu direito, e então ele
continuou:
“Muitas
pessoas têm o péssimo hábito de não aceitar críticas ou feedbacks de melhoria,
e sempre que recebem más notícias, acabam brigando com a pessoa que fez o favor
de tentar ajudar. E assim, de briga em briga mata-se todos os carteiros e eles
nunca mais podem ajudar a abrir os olhos da gente. É preciso entender que a
culpa não é do carteiro. Ele apenas trouxe a notícia”.
Naquele
dia de 2001 eu aprendi definitivamente o quanto é importante saber receber
feedbacks, pois sem dúvida alguma se trata de um processo no qual temos a
grande chance de saber sobre as coisas que não estão indo bem e dessa forma ter
a oportunidade de melhorar.
Infelizmente
existem pessoas que ainda não entenderam isso e preferem se cercar de
bajuladores que só elogiam, que vivem rindo e só trazem boas notícias.
Pessoas
críticas podem ser chatas, mas são essenciais para que possamos alcançar
resultados acima da média e por conseqüência, crescer profissionalmente e
pessoalmente.
Todos
nós conhecemos pessoas assim e hoje em dia o mais famoso de todos, sem dúvida,
é o Dunga, que durante a Copa do Mundo deu um show de “assassinatos de
carteiros”.
Tudo o
que a imprensa dizia para tentar ajudar era rechaçada com coices e mais coices.
Felipe
Melo é desequilibrado e pode ser expulso a qualquer momento ?
Culpa
da imprensa, mate o carteiro.
Paulo
Henrique Ganso deveria ser convocado para ser uma boa opção no banco ?
Mate o
carteiro !
Os
reservas são fracos não permitindo opções ?
Acabem
com os carteiros.
E
assim, matando todos os carteiros que apareciam, Dunga ficou isolado, rodeado
dos bajuladores que só falavam o que convinha a ele.
Sabemos
muito bem qual foi o resultado...
Então, como grande parte das pessoas tem uma dificuldade enorme em absorver
críticas, de encarar as opiniões como algo que de fato vai
possibilitar um crescimento pessoal e profissional, segue uma pequena lista do
que pode ser feito para melhorar o processo:
a) Se o Feedback for muito superficial e genérico (“Você está se saindo muito bem”, ou “Há margem para melhoria”), peça exemplos práticos de fatos recentes que justifiquem a afirmação e possam ajudar
a entender melhor a situação.
b) Jamais adote uma
postura defensiva de maneira a
justificar-se ou culpar os outros por suas falhas. Ouça até o fim e se ainda assim
não concordar, no mínimo você poderá estar aprendendo que as pessoas não estão
tendo uma percepção correta sobre seu trabalho e suas atitudes, e só por isso o
Feedback já pode estar trazendo algo positivo para você.
c) Não valorize nem
desvalorize demais o Feedback. Tente
ser ponderado, pois temos a tendência de valorizar demais as opiniões de nosso
superior e desvalorizar caso seja de uma pessoa que esteja abaixo de nós.
d) Quando o processo estiver concluído, resuma
ao seu interlocutor tudo o que você entendeu, para certificar-se que a mensagem foi bem recebida.
e) Elabore um pequeno, mas consistente Plano de
Ação para resolver os problemas
apresentados. Depois monitore a melhoria e informe à pessoa que lhe deu o Feedback sobre seus progressos.
f) Mesmo que você não tenha concordado com tudo que lhe foi dito, agradeça à pessoa pelos conselhos ou opiniões.
Para encerrar, gostaria de lembrar um velho dito popular,
que se aplica totalmente ao assunto:
“O amigo de verdade
não é aquele que fala o que queremos ouvir e sim aquele que fala o que não
queremos ouvir. Esse é o amigo que está realmente preocupado com nosso
crescimento”.
Mantenha os
Carteiros vivos e seja Campeão do Mundo...
É isso aí !
Grande abraço"
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