Postagens populares

sábado, 31 de março de 2012

Coqueiro...


Meu mais novo velho amigo, Luiz Coqueiro, mandou-me um texto por e-mail, dizendo o seguinte:
- Cara amiga Rose, 
  
Veja se você gosta???? Escrevi este artigo hoje de manhã., gostaria de ter seu comentário. 
Abraços 
Coqueiro

Além de ter gostado, resolvi postar e compartilhar com meus 7 fiéis seguidores....

“ Hoje meu primeiro amor, faz 100 anos, de futebol e arte”. Tive o privilégio de assistir e acompanhá-lo em pelo menos 45 anos desta história, através do rádio, ou da TV,ou da maneira que eu mais gostava, que era de vê-lo em campo. Seja no Pacaembu, no Morumbi ou em nossa casa,  “a Vila mais famosa do mundo”.Guardo até hoje grande parte destes ingressos, com marcações do público pagante, e dos gols marcados. Cada jogo uma história de emoções,  de lágrimas , sorrisos, e a sensação de vibrar a cada jogada.Quantas finais de campeonato, quantas partidas sem valor nenhum, mas em todas o prazer da emoção de vê-lo entrar em campo com seu manto sagrado, sendo ovacionado por todos nós que o amam. Destes 11.000 gols marcados, milhares tive o prazer de assistir, gols, que nenhum time ainda o superou. Dentro dos estádios, sempre o mesmo ritual, com a tradicional bandeira de PVC, montada na arquibancada, soltando os gritos de guerra, o apoiando, e às vezes também o criticando, afinal sou acima de tudo, um amante do futebol.
Para assisti-lo nos estádios, eram verdadeiros desafios. Íamos a pé, de  Kombi, ônibus, trem, e com o tempo o tão esperado carro.Chegava cedo para ter o prazer de ver a  torcida entrar, era um espetáculo a parte.. De longe, o soar dos bumbos e repiques anunciavam que a” Jovem” estava chegando com suas  imensas bandeiras tremulando, ao som de rojões ensurdecedores, adentrando ao estádio, cantando nosso hino.
O locutor do estádio anunciava: Escalação  do” SANTOS FUTEBOL CLUBE” com o  hino ao fundo, tudo me emocionava.
O prazer de ver com os meus próprios olhos gênios como Zito, Toninho, Clodoaldo, Carlos Alberto, Edu, Brecha, Marinho Perez,Cláudio,Rodolfo Rodrigues, Dema, Paulo Izidoro, Serginho Chulapa, Nilton Batata, Juary, João Paulo, Pita, Ailton Lira, Giovani, Robinho, Diego, ,Paulo H.Ganso e por fim, Neymar. Este sim,. me faz lembrar do meu começo, onde me tornei santista, e saber que o improviso não é para qualquer um, precisa nascer gênio. e dele transformá-lo em um time mágico. Onde nasceu,simplesmente o rei do futebol,unanimidade em todos os sentidos. Pelé, gênio incontestável, autor de mais de 1000 gols, conquistou todos os  títulos  em que jogou,( ou quase todos) querido e respeitado por todos os adversários que amam o futebol.
Tive o privilégio de ser neto de um avô querido e fanático por futebol, que assistiu as jogadas de Friedenreich, Leônidas da Silva, Zizinho, Baltazar, Canhoteiro e Garrincha, e como torcedor do Paulistano e depois São Paulo ele me confessou:
- Sérgio, este Pelé possui a elasticidade do Leônidas, a impulsão do Baltazar, a ginga do Zizinho, o drible do Canhoteiro, enfim, este tal de Pelé é completo. Quem sou eu para discordar de tal confissão.
 Infelizmente não nasci santista. Tive um pai, amante do futebol e São Paulino convicto, (assíduo torcedor de Vts)  militar, autoritário e em plena ditadura, sendo eu, o filho primogênito, fui, diríamos, induzido a torcer por um time de aristocratas. Contradizê-lo seria uma afronte, mas tive a coragem e a ousadia de gostar de um time da baixada, que mal tinha uma torcida, mas em compensação uma história e um rei. E na minha humilde visão, gostar de  um time que só ganhava,( razão única de uma disputa), só me fortalecia.
Agradeço a Deus, por tornar-me SANTISTA e apaixonado por tudo que ele me ensinou, aceitar as derrotas, e vibrar com as vitórias, enfim, faz parte da minha vida. Que eu me lembre nestes 45 anos, nunca deixei de acompanhá-lo. Sinto orgulho de dizer a todos em uma só voz “Nascer, Viver, e no Santos Morrer!
Parabéns meu primeiro amor...


OS: Não sou cronista, e muito menos escritor. Tive a oportunidade de ter excelentes professores de português e uma família de professoras que sempre me corrigiram. Isto foi escrito com a emoção que me é peculiar. Apenas um esboço para o tão esperado dia 14/04/2012, dia do centenário da minha paixão.” SANTOS FUTEBOL CLUBE”



Nenhum comentário:

Postar um comentário